Eu preciso de um site ou o Facebook é suficiente para mim?
Um website é uma grande oportunidade de crescimento para qualquer negócio. Quanto isso pode me beneficiar se eu já tiver redes sociais? Existe uma grande diferença entre conseguir seguidores em suas redes sociais e receber visitas em seu site. Vou compartilhar a seguir alguns dos benefícios de ter seu próprio site.
Site vs. Facebook
Hoje é muito comum questionar se as empresas ainda precisam de um site, afinal existem plataformas como Facebook, Google My Business, Instagram e outras, que permitem alimentar perfis e páginas para fins comerciais; o melhor de tudo é que funcionam gratuitamente.
A importância das redes sociais hoje tem feito com que empresas e negócios considerem relevante investir tempo e dinheiro nelas para permanecer no radar dos internautas. Por este motivo, as páginas web foram deixadas em segundo plano, independentemente do efeito que tal exclusão possa ter nas estratégias de crescimento do negócio.
De acordo com estudo realizado pela empresa de pesquisas Clutch, 46% das pequenas empresas nos EUA eles não têm um site. Embora não tenhamos o número em comparação com outros países, pode-se deduzir que no México e nos demais países da América Latina esse índice é muito superior.
As razões são certamente muito variadas; no entanto, existem objeções muito comuns que os proprietários de empresas costumam levantar quando perguntados por que suas empresas não têm um site. Algumas pessoas mencionam que não precisam, pois consideram que sua página no Facebook é o suficiente para elas. Outros objetam que as páginas profissionais são muito caras e não têm orçamento para isso. Há até quem prefira fazer o seu próprio site numa plataforma Faça você mesmo, sem considerar todos os elementos que complementam um site e que passam despercebidos nessas plataformas.
3 benefícios que um site profissional pode trazer para sua empresa
Muitos internautas questionam a formalidade e o profissionalismo de uma empresa com base em seu website. De acordo com uma pesquisa de credibilidade na web da Universidade de Stanford, 75% dos usuários da web admitem fazer suposições infundadas sobre a credibilidade de uma empresa com base puramente na aparência visual do site. Isso sem falar quando o usuário percebe que a empresa não tem!.
Da mesma forma, uma pesquisa da Weebly (subsidiária da Square) constatou que 70% dos entrevistados não confiam em uma empresa que não tenha um site .
Outra pesquisa da mesma empresa apontou que 98% dos consumidores não consideram as mídias sociais um substituto de um site.
Vale a pena referir que, nestas circunstâncias, e para ter um site o mais rapidamente possível e com o mínimo de investimento possível, muitos donos de negócios recorrem a serviços online que permitem a criação de sites na modalidade Faça você mesmo. Embora tais plataformas possibilitem gerar páginas visualmente atrativas a partir de templates, é necessário ter em mente que a criação de sites profissionais não abrange apenas a aparência estética, mas muitos outros aspectos técnicos.
O Web design é considerado uma profissão multidisciplinar que engloba profissões e especialidades como Design Gráfico, UX / UI, Comunicação, Marketing, Redação, Edição de Vídeo, SEO, Programação (às vezes) e muito mais. Portanto, e para alcançar resultados abrangentes, altamente eficazes e em sintonia com os objetivos de um negócio, é altamente recomendável contratar os serviços de um especialista na área.
2.- Visibilidade
De acordo com a Statcounter, em 2019 aproximadamente 95% dos mexicanos usavam o Google antes de qualquer outro mecanismo de busca. Embora o Facebook não faça parte dessa comparação, os internautas conhecem muito bem a finalidade de ambas as plataformas e, quando se trata de busca de informações, o Google é rei. Portanto, uma estratégia multicanal (site, Google My Business®, Facebook®, etc.) aumenta as chances de seus clientes em potencial encontrarem você.
Felizmente, o Google® não exclui páginas de negócios do Facebook® e outras plataformas dos resultados de pesquisa. No entanto, a diferença em como você exibe os resultados pode ser bastante perceptível.
Uma análise da backlinko.com estudou 5 milhões de resultados de pesquisa no Google e identificou que 6 dos 10 fatores-chave que determinam uma boa classificação estão relacionados ao título e à descrição. Ao contrário da fanpage do Facebook, eles podem ser facilmente manipulados a partir do seu próprio site.
3.- Personalidade
Um site é uma projeção virtual do seu negócio. Seu objetivo, além de compartilhar informações ou vender online, é expressar o valor e a proposta de qualidade de seus produtos e / ou serviços.
Para alcançar um resultado convincente e de acordo com o anterior, é necessária uma atuação profissional de uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em design gráfico, redação, desenvolvimento web e marketing digital, para citar algumas áreas.
Por outro lado, em plataformas de mídia social, como o Facebook, a interface de todas as páginas é a mesma. Isso significa que sua empresa não pode projetar sua identidade plena, por mais sólida que seja. Em um site, ao contrário, o estilo se destaca desde o início e deixa uma primeira impressão valiosa, refletindo a vantagem competitiva, os atributos e a personalidade do seu negócio. Isso, por um lado, ocorre porque o objetivo de plataformas como o Facebook é gerar uma comunidade em torno de sua marca, mantê-la informada dos acontecimentos recentes e gerar interações, mas não compartilhar informações detalhadas e estruturadas que aprofundem as vantagens de produtos e serviços do seu negócio. No entanto, esses recursos são alcançados em uma página da web, onde também é possível gerenciar funções adicionais e em alguns casos necessárias, como vendas online, seção de blog, formulários, newsletters e muito mais.
Conclusão
A experiência do usuário e do consumidor no mundo digital é uma prioridade que qualquer empresa deve levar em consideração.
Uma página no Facebook não substitui o propósito de um site. Embora as plataformas (Faça você mesmo) para a criação de páginas da web permitam uma maneira relativamente simples de configurar um site sem ter que recorrer a terceiros, deve-se levar em consideração que, se você não tem noção de todos os elementos que um site deve incluir para produzir um impacto bem-sucedido, o efeito pode ser ruim.
Um site deve ser visto como uma experiência valiosa para os usuários; caso contrário, eles sairão da página e acompanharão a concorrência, obtendo apenas uma impressão desfavorável do seu negócio.
Para que seus visitantes se identifiquem com sua marca, é necessário recebê-los com um design amigável, cores atraentes, conteúdo relevante e descrições que evoquem emoções agradáveis. Se você fizer isso corretamente, terá obtido mais leads e vendas. Em Papazoweb, lhe ajudamos com a criação do seu site e orientamos numa estrategia de marketing digital.